terça-feira, 28 de junho de 2011

Guias

Guia de Iniciante:

                                                           Início da Aventura

Após efetuar login em Aika Online e selecionar nosso servidor Arcan, você deverá escolher uma Nação.





Cada Nação tem sua peculiaridade, porém recomendamos que crie seu personagem na Nação que tem a coroa ao lado do Nome. Essa é a Nação Recomendada nela você receberá uma série de benefícios ao criar e evoluir seu personagem.

Após escolher a Nação, você deverá escolher o canal que deseja jogar.




PvP = Player versus Player (Permitido matar personagens em qualquer área do Mapa) 
PvE = Player versus Environment (Permitido matar personagens apenas em determinados locais)



Após escolher o canal, você deverá escolher qual classe de personagem criar. Para isso clique no botão no canto inferior da dela, botão “Criar”.

Após escolher a classe, tipo e cor de cabelos e o rosto de seu personagem, escolha um nome bem legal e lembre-se que esse não poderá ser alterado. Uma tela perguntará o local que deseja nascer, escolha o Vilarejo. Lá sua aventura será iniciada.

Quando terminar de fazer o descrito acima, a seguinte janela aparecerá.




Quando você inserir o seu código, você entrará no mundo de Aika!

Introdução às Missões 

Após as animações, seu personagem aparecerá no centro da Cidade que se chama Regenschein.
Aperte a tecla ‘M’ e o mapa será aberto, assim você poderá se familiarizar com a cidade.





Repare na seta laranja, essa seta representa a sua posição em relação ao Mapa.

Os pontos verdes representam NPCs (Non-player character) que são personagens não controlados.

Esses NPCs são fundamentais para o desenvolvimento do jogo e sua importância será ressaltada em breve e durante toda sua jornada no jogo.




Veja o posto de exclamação verde

Esse ponto significa que nesse NPC existe uma Missão disponível, tente chegar até ele.

Ao chegar ao NPC Clair Wright, clique sobre ela. A seguinte janela abrirá.




Você deverá clicar em “Missão”. Isso iniciará uma sequência de diálogos, clique em “Mundo desconhecido”. Leia as falas deste NPC e clique em “Próximo” acontecerá uma certa interação entre seu personagem e Clair Wright. Continue com a sequência de leitura e cliques. Em um determinado momento, uma janela com opções aparecerá, clique em “Aceitar” caso deseje realizar a missão. Ao aceitar a missão dada, uma nova função aparecerá em sua tela, o “Progresso da Quest” no canto superior esquerdo. Apertando o botão “L” uma janela aparecerá, essa janela contém todas as informações das Missões aceitas. 


        



Note que existem 2 tipos de missões, as “Normais” e as de “Enredo”. Clicando sobre o nome da Missão, a descrição do objetivo e as recompensas, aparecerão na mesma janela em “Informação de Quest”. Ao realizar o que Clair havia lhe pedido, repare que ao retornar até ela um novo ícone apareceu sobre o NPC, ícone azul significa que a Missão está completa. Se você abrir novamente o mapa, verá uma interrogação vermelha piscando e isso significa a mesma coisa. Fale novamente com Clair e escolha Missão, clique em Mundo desconhecido (que agora está da cor vermelha) e converse com o NPC. Em determinado momento da conversa, um menu com a palavra “Recompensa” aparecerá e é nele que deverá clicar para pegar as recompensas desta Missão. Parabéns, você acaba de realizar com êxito sua primeira Missão e foi premiado com 50 pontos de experiência e 75 moedas de Ouro. =D

Evoluindo o Personagem 

Lembra que foi mencionado que certos benefícios seriam dados ao escolher a Nação com a Coroa? Muito bem, aperte a tecla “i” para abrir seu inventário, é lá que todos os itens adquiridos e seu ouro ficam guardados. 


Inicialmente, não há muita coisa em seu inventário. Apenas o ouro adquirido na Missão, 10 poções de Vida (garrafa vermelha) 10 poções de Mana (garrafa azul – Mana é a substância usada para evocar grandes poderes) e um pacote de presente. Você deve estar se perguntado: “- Mas eu sou novo, como ganhei presente?” Esse é o primeiro benefício dado por ter criado seu personagem na Nação recomendada. Clique com o botão direito no presente para extrair os itens contidos. Agora seu personagem possui: 
  • 300 Poções de Vida para Novatos (Recupera 520 pontos)
  • 300 Poções de Mana para Novatos (Recupera 450 pontos)
  • 30 Pergaminhos do Portal (Permitem mover seu personagem rapidamente para o local salvo)


Agora com todas essas poções e pergaminhos, chegou a hora de explorar novos lugares. Tente sair da cidade, siga pelo caminho sentido a Verband. Logo que chegar ao Campo aberto, verá (no mapa) uma nova missão disponível. Fazer missões é a maneira mais rápida de evoluir seu personagem e conhecer o continente de Lakia. Vamos ver qual missão temos agora! 

Veja que, mais uma vez, a exclamação verde aparece no mapa! O NPC Diogo Nobaro tem um pedido para ti. Fale com ele e inicie sua jornada neste mundo de aventuras. Quanto chegar ao nível 5 voltaremos a nos falar! Vejo que chegou ao nível 5 bem rápido! Agora podemos atribuir alguns novos poderes ao seu personagem! A princípio, apenas uma ou duas habilidades poderão ser compradas além de poder evoluir o poder da habilidade inicial. Para poder realizar isso siga até o Distrito Militar em Regenshein e vá até os Mestres de Habilidades. Cada grupo de classe possui seu próprio mestre, segue a lista. 
  • Sara Rainer: Pistoleiro e Atirador
  • Alen Sinclair: Templário e Guerreiro
  • Siena O’Connor: Clérigo e Feiticeiro Negro

Após escolher a habilidade que deseja comprar, aperte a tecla ‘K’. A janela de habilidades de seu personagem será aberta. 

Clique sobre a habilidade recém adquirida e arraste o ícone até a barra numerada na parte inferior de sua tela e pronto, sua habilidade está pronta para ser usada. Aproveitando que voltou para a cidade, vamos dar umas dicas importantes antes de voltar ao campo para obter mais missões. Cheque seu inventário, no nível 5 seu personagem deve ter 2 bolsas. Caso tenha conseguido itens que não lhe sirvam, venda-os para algum NPC do Distrito Comercial, essa é uma boa maneira de obter ouro. Os itens que podem ter serventia, você pode guardar no Banco. Procure o NPC Joanne Sutherland, também alocada no Distrito Comercial, na localização X: 3520 e Y: 660. Use o Minimapa para chegar a tais coordenadas. 

Ao falar com ela, escolha a opção ‘Armazém’, assim poderá guardar os itens que julgar úteis. 
Agora que seus itens estão seguros, vamos prestar atenção em seu equipamento. Aperte a tecla ‘C’ e veja que mais uma janela irá abrir. 

Essa janela mostra as informações do seu personagem, como os atributos físicos e mágicos, taxas de ataque e defesa, tipos de resistência, experiência atual/necessária para próximo nível. Na parte de cima, vemos os itens que seu personagem possui. De inicio, não se tem muitos mesmo, porém, no desenrolar do jogo novos itens serão disponibilizados. Por hora, nos concentraremos na durabilidade de seus itens. Ao defender Lakia e ajudar seu povo em diversas missões, seu equipamento pode e irá sofrer avarias e será necessário repará-lo, isso é bem simples. Primeiro, verifique a durabilidade dos seus itens. 

Ao colocar o ponteiro do mouse sobre o ícone do item, como a espada, por exemplo, as informações deste item serão mostradas. Nessa janela podemos ver a descrição de classe, nível necessário etc. O que nos interessa agora é a informação ‘Durabilidade’, perceba que no item em questão mostra 157/160, ou seja , durabilidade atual do item é de 157 e a durabilidade máxima é de 160.Para reparar o item, basta ir ao Distrito Comercial e procurar pela bigorna mágica chamada Anvril. 

Ao clicar sobre ela veremos a opção ‘Reparar’ e ‘Reparar tudo’. Clique sobre uma delas e faça o reparo dos seus itens. Caso precise reparar não apenas a arma, mas a armadura também use a função ‘Reparar tudo’. Lembramos que uma taxa em ouro será cobrada. Agora vá ao ‘Moinho’ para adquirir novas missões, como a Missão ‘Cogumelo exclusivo cheiroso’ no NPC Petra Schuessel, ela lhe pedirá para coletar 6 Cogumelos aromáticos, esses podem ser adquiridos ao matar as Topeiras Covardes e Topeiras Exiladas. Para achar tais monstros é fácil, basta usar o sistema de busca em nosso Mapa. Abra o mapa, da mesma forma que anteriormente. No canto inferior direito temos uma caixa de dialogo descrita como ‘Procurar Monstros e objetivos’ 

Digite o nome do monstro em questão, Topeira Covarde, por exemplo, então clique em procurar. 

Os pontos laranja representam a área que existem os monstros Topeira Covarde. Siga para esse local e complete sua missão. Durante suas empreitadas pelo continente flutuante, você poderá encontrar alguns ‘Baús antigos de madeiras’. 

Nesses baús, existem itens que podem ajudar em jornada ou até mesmo a completar certas missões, basta dar um duplo clique sobre ele para coletar os itens que dentro dele estão. 

Agora nos veremos no nível 7.
                                                                    Adquirindo Prans
 Quanto atingir o nível 7 uma missão ficará acessível no NPC Max Rummenigge no Moinho. Essa missão tem o nome de ‘Para central da Pran’. Lá será iniciado o processo para obter sua grande companheira de batalhas e conversas, a PRAN (Princess of The Air Nymph). Existem 3 tipos de Prans, as do Elemento Água, Elemento Ar e as do Elemento Fogo. Cada qual com suas habilidades próprias. As Prans de Água aumentam a defesa e absorção de dano. As Prans de Ar aumentam a evasão (taxa de esquiva) e diminuem o gasto de Mana. As Prans de Fogo aumentam o ataque e causam dano extra ao inimigo. Primeiramente, vá até a Central da Pran em Regenshein. A central está localizada no Distrito Comercial, mais precisamente do NPC Ellin Maria. Logo de cara, já ganhará 150 pontos de experiência e 250 moedas de ouro. Fale novamente com ela e escolha a nova missão, nomeada ‘Confirmação como mestre’. 

Após uma breve conversa sobre Elters e Prans, ela lhe pedirá para coletar 3 itens: Carne de Primeira (Encontrada ao matar Max Domesticados) Pão de queijo picante (Encontrado ao matar Topeiras Exiladas) Óleo lilás (Encontrado ao matar Kubarys Munta Furiosos) Lembramos que esse é apenas o 1° passo para adquirir sua Pran, ninguém disse que seria fácil. 

Em posse dos itens, volte a falar com Ellin Maria. Você ganhará algumas Poções de Vida para Novatos, 500 pontos de experiência e 700 moedas de ouro. Após isso, fale novamente com ela e escolha uma nova missão, nessa você terá 3 opções. Cada missão lhe dará uma Pran diferente, essa é a hora de escolhe o elemento de sua Pran. Uma vez criada a Pran não poderá ser apagada e só é possível ter 2 Prans por conta. Por esse motivo, escolha bem sua Pran. Como exemplo, realizaremos a missão da Pran de Fogo, você fará aquela que desejar. A diferença é apenas a quantidade Essências que precisará pegar, ou seja, na missão da Pran de Fogo terá de pegar mais Essências de Fogo, na missão da Pran de Água terá de pegar mais Essências de Água e obviamente na missão da Pran de Ar terá de pegar mais Essências de Ar. As essências podem ser obtidas: Essência de Fogo: Max Filhote, Max Domesticado e Merkbee. Essência de Ar: Topeiras Exiladas, Topeiras covarde. Essência de Água: Kubarys Munta, Kubarys Munta Furiosos. Lembramos que qualquer monstro pode dropar as essências, mas esses acima são equivalentes ao seu nível atual. 

Em posse dos itens, vá novamente até Ellin Maria. Como recompensa receberá 500 pontos de experiência e 400 moedas de ouro. Agora você deve estar se perguntando sobre a tal da Pran, não e? Basta falar com Ellin Maria mais uma vez e escolher a opção ‘Central da Pran’. 

Agora escolha um nome bem legal para ela e a retire da Central, clicando duas vezes sobre a Pérola que está logo abaixo do “nome da Pran”. Assim ela irá diretamente ao seu inventário. 

Clique novamente duas vezes sobra a Pran, assim ela será equipada. 

Sua Pran está quase pronta, vamos agora colocar as habilidades para que possamos usá-las. Ao pressionar a tecla ‘P’ a janela de informações da Pran será exibida. Esta é bem parecida com a do seu personagem. 

Para verificar as habilidades de sua Pran, basta clicar sobre o botão de Habilidades. 

Assim, as habilidades mágicas de sua Pran serão exibidas e poderão ser colocadas em uso. 

Para isso arraste-as para a barra de habilidades da Pran. 

A Pran não é apenas um instrumento de batalha, mas também um ser Elemental que necessita de cuidados. Lembre-se sempre de alimentá-la, conversar com ela. Todas as ações tomadas por ti serão levadas em conta no crescimento dela. Algumas vezes ela poderá negar pedidos de Buff, principalmente no início e se estiver faminta ou com a familiaridade baixa. Vá até o Distrito Comercial, Loja Pran e compre comida, essa comida deve estar em seu inventário para que a Pran seja alimentada. Após essas dicas, nos veremos apenas no nível 10. Até lá.

                                                                        Adquirindo Cidadania 

Ao chegar ao nível 10, uma missão muito importante será liberada, a missão que o torna cidadão de uma nação. Procure o NPC Magnus Romeo no Distrito Administrativo de Regenschein, fale com ele e escolha a missão“Regras para se tornar um cidadão”. 


A missão é, conseguir uma Pena de seda do Hariri além de coletar 5 Essências do Fogo – já falamos mais acima aonde obter esse item e 4 Facion. A pena do Hariri é obtida ao derrotar esse monstro, que é o Líder dos Yorks. Use o sistema de busca do Mapa para achar sua localização. 

O Facion pode ser obtido facilmente na missão de repetição Ouro Azul no NPC Thomas Henrikson em Verband (próximo ao Altar de Aika) as essências, já citamos monstros que as dropam. Agora basta voltar até o Magnus Romeo e finalizar a missão. Como recompensa você receberá 100 pontos de experiência, a Benção de Aika um buff que aumenta a taxa de drop em 3%, 10000 moedas de ouro, mais a cidadania da Nação. Agora que e cidadão na Nação recomendada,vá até Lilola Hawn e clique nela para receber a 2ª recompensa da nação recomendada. Ao falar com ela (opção Missão) receberá Símbolo de Treinamento (item que dobrará a experiência durante 30 dias), Caixa de Presente para iniciantes e uma arma da sua classe para o nível 16 com refinação +5. 

Abra a caixa de presente para ganhar mais alguns itens que serão realmente úteis em sua jornada. Outra coisa legal ao obter a cidadania é a Benção do Giovanni, trata-se de mais um buff que pode ser obtido no NPC Lilola Hawn. Fale com ela e escolha Benção do Giovanni e pronto. No nível 10 você poderá equipar montarias especiais, essas são vendidas em nossa Loja Premium, botão ‘J’. Essas montarias permitem uma locomoção mais rápida, além de possuírem alguns adicionais como aumento de dano, defesa etc. Para usar a montaria é preciso ter a sela e a licença de uso. Uma vez comprados só será necessário renovar a licença e a sela. Veja na imagem as montarias e as selas. 

E na imagem abaixo a licença de uso. 

Fique atento, pois cada classe possui sua própria montaria. Leia com atenção a descrição de cada montaria antes de comprar. Ainda na loja Premium, podemos encontrar equipamentos otimizados para iniciantes, o item é um baú mágico que contem armadura e arma para seu personagem, esses tem duração de 30 dias. 

Mais uma vez, verifique para qual classe é o item antes de comprá-lo. Ao comprar o item referente à sua classe, ele ficará em seu inventário Premium como mostra a imagem. 

Clique sobre ele com o botão direito do mouse, a seguinte mensagem aparecerá. 

Confirme e assim o item será enviado ao seu inventário. Novamente clique com direito no baú em seu inventário, uma espada e um novo baú aparecerão. Equipe a espada e clique, mais uma vez, sobre esse novo baú. 

Quando equipar os itens seu personagem estará pronto para novas missões e monstros ainda mais fortes. 


Guia Intermediário


                                                                    Grupo/Legião

Canal Elter
Use o Canal Elter para procurar por outros jogadores com a mesma meta e formar grupos. É bastante útil formar um grupo para completar o ‘Calabouço Instantâneo’, missões e participar de Guerra.

Clique Comunidade> Canal Elter no jogo (Tecla Y).












Você pode registrar 50 amigos. Uma vez que você adicionar, você pode ver o trabalho de seu amigo, nível, nação e canal.
Como formar/juntar-se a um grupo?
No máximo 6 membros podem formar um grupo. Existem 3 modos diferentes que você pode convidar um amigo;

1) Clique com o botão direito no personagem e envie um convite.
2) Digite em ”+” mais o nome do personagem [+nome personagem] na janela de chat.
3) Clique com o botão direito no nome do personagem exibido na janela de chat.





Clique com o botão direito na Interface das Informações de Grupo para retirar o desfazer um grupo. Você também pode remover um membro ou delegar o posto de líder do grupo.





1) Um membro pode retirar-se do grupo a qualquer hora.
2) O líder do grupo pode desfazer o grupo.
3) O líder do grupo pode remover um membro.
4) O líder do grupo pode delegar sua posição a qualquer membro.
Informações de Grupo
Clique no menu de “Info de Grupo” no janela do grupo para modificar suas configurações (Somente líder do grupo).






Como formar/juntar-se a uma Legião?
Legião é uma aliança de grupos. Um Maximo de 4 grupos, total de 24 membros, podem formar uma Legião e isso é bastante útil em lutas com monstros difíceis e em Guerras.


Só o líder do grupo pode formar uma Legião convidando outro líder de outro grupo. Clique com o botão direito no personagem (líder de outro grupo) para convidá-lo.



Sua companhia com um vínculo dourado. A quarta criação de Aika. Descubra sua fé. 
Pran é uma espécie de fada familiar. Você pode criar um vinculo dourado com sua Pran e ela não será apenas um companheiro confiável nas batalhas, mas também sua amiga íntima. Prans se desenvolvem em quatro diferentes estágios: Fada – Criança-Adolescente e Adulto. Dependendo de como você tratá-la, ela poderá adquirir diversas personalidades. Um jogador poderá criar vínculos com no máximo com 2 Prans.

Evolução



Fada – Criança-Adolescente e Adulto.
Informação da Pran



1) Tipo Elemental (Água, Fogo, Ar) 
2) Evolução (Fada, Criança, Adolescente, Adulta) 3) Convivência 4) Personalidade 5) Satisfação 6) Chapéu 7) Óculos 8) Roupa 9) Asas 10) Personagem 11) Habilidades da personagem 12) Inventário 13) Bagagem
Quests
Você pode adquirir um Pran completando uma série de quests. Quando seu personagem atinge o nível 7 a busca torna-se disponível através do capitão Marks Rummenigge na casa de farinha. 
Como ordenado por Rummeigge Max, encontre Ellin Maria na estação Pran, lá você receberá a primeira quest para adquirir uma Pran. Você tem que coletar alguns itens para completar a quest um. Depois de completar esta quest, você receberá a quest 2. 
Na segunda quest, você deverá escolher entre os elementos de água, fogo e ar. Após a escolha você vai adquirir um segundo elemento de Pran. Você terá que escolher primeiramente o nome da sua Pran para que ela comece a viver.




Satisfação
Você tem que alimentar sua Pran e manter sua satisfação acima de determinado nível. Se a satisfação for reduzida abaixo do seu nível, ela se queixará constantemente de que ela está com fome e se ela não pode mais agüentar, tornará-se fraca ou no pior caso retornará a Estação de Pran.

Efeitos da baixa satisfação - A Pran não recuperará HP e MP automaticamente. - A Pran não será capaz de lançar habilidades - Se a Pran atingiu seu limite, retornará à Estação Pran



Comida
Prans gostam de doces e alimentos, e estes podem alterar sua personalidade. Alimentos para Pran podem ser comprado de Djemba. 


Maça fresca – Um pouco de maça verde fresca 

Torta de abóbora – Torta doce e quente feita de abóboras da fazenda Vogels 

Max Lasanha – Saborosa lasanha com casca marrom dourado 

Salgado Broi de cogumelo – Cogumelo cozido sobre carvão com uma pitada de sal. 

Pedaço de biscoito de Facion – Biscoito com mais de 30% de facion real.

Convivência
Pran’s são criaturas curiosas sempre dispostas a aprender sobre o mundo. Ela irá fazer-lhe perguntas frequentemente, porém se você ignorá-las, ela não te ajudará mais. Entretanto, se você continuar ouvindo suas histórias e cuidar dela, você tornará-se intimo e ela o recompensará com habilidades mais poderosas e itens raros.

Conversa: O caminho mais rápido para se tornar um amigo.

A Pran tentará se comunicar com você. Às vezes ela vai contar uma piada, fazer uma pergunta, ou será ciumenta por qualquer motivo. Quando ela lhe faz uma pergunta, você terá opções de respostas para respondê-la. A forma como você responde a estas perguntas irá afetar significativamente a personalidade de sua Pran.




Afetar a convivência no jogo


Se você se tornar muito íntimo com seu Pran, ela será capaz de usar habilidades acima de sua capacidade.




No entanto, se a intimidade é baixa, ela pode recusar o seu pedido para lançar um feitiço em um momento importante, ou pior, deixá-lo.



Personalidade

Como você trata sua Pran?

Como você trata sua Pran irá afetar significativamente sua personalidade, esta será decidida uma vez que ela atinge a fase da adolescência. Como ela fala e se comporta e seu nível de habilidade será determinado pela sua personalidade.




1) Pran Meiga 2) Pran Sexy 3) Pran Inteligente 4) Pran Corrupta 5) Pran Durona 6) Pran Malvada
Skills

Papel da Pran em Combate

Prans não podem fisicamente magoar os outros, pois é a maneira como Aika as criou. No entanto, uma Pran pode ajudar o Elter, passivo com várias habilidades e ativo. Ela pode desempenhar um papel fundamental na sua sobrevivência. Ela fala e se comporta e seu nível de habilidade será determinado pela sua personalidade.


Habilidades:

As habilidades da Pran são aprendidas automaticamente com ela níveis acima. Você pode colocar as habilidades Pran, em slots mesmo como o personagem. Basta arrastar a habilidade em local desejado no slot da Pran.

Pran Água


 Bravura (Passivo) - Adiciona pontos de ataque de água em todos os ataques.

 Defesa Elemental (Passivo) - Aumenta a resistência contra a água.

 Golpe Glacial – Atribui a defesa física e mágica por certo período.

 Forma Fada – Transforma a Pran em forma de fada ou humana.

 Sabedoria (Passivo) - Aumenta o HP mínimo.

 Escudo de Água – Gera uma barreira de água e absorve os danos por um determinado período.

 Chilling Touch (Passivo) – Aumenta a resistência

 Restauração de Maná - Aumenta o MP por certo período.

Pran Fogo

 Bravura (Passivo) - Adiciona pontos de ataque de fogo em todos os ataques.

 Defesa Elemental (Passivo) - Aumenta a resistência contra o fogo.

 Golpe Flamejante – Atribui a energia das chamas na arma, aumentando o ataque.

 Forma Faísca – Transforma a Pran em forma de fada ou humana.

 Coragem (Passivo) - Aumenta o HP mínimo.

 Espinho de Chamas – Durante um determinado período, causa dano ao adversário.

 Lâmina Flamejante – Aumenta o crítico.

 Magia Ardente (Passivo) - Queima a mana rapidamente para aumentar o dano causado pelas habilidades.

Pran Ar

 Bravura (Passivo) - Adiciona pontos de ataque de ar em todos os ataques.

 Defesa Elemental (Passivo) - Aumenta a resistência contra o ar.

 Operação Vento – Aumenta a taxa de defesa por certo período.

 Forma Fada– Transforma a Pran em forma de fada ou humana.

 Tranquilidade (Passivo) - Aumenta o HP e MP mínimo.

 Brisa Quente- Diminui a consumição de MP para habilidades durante certo período.

 Vento Clemente (Passivo) – Aumenta MP e HP da taxa de recuperação.

 Céu Sereno – Recupera HP continuamente por certo período.


Item

Eu quero ser unica

Cabelo, roupas, acessórios, e itens para o personagem disponível para a Pran no momento. Customize sua Pran e torne-a única.



Criação/Refinação

Sistema de Manufaturação

O sistema de Manufaturação no Aika pode ser utilizado para criar itens que irão ajudá-lo em inúmeras maneiras. Você pode criar seu próprio equipamento a partir de uma combinação de itens que você encontra enquanto evolui, transformar poções antigas em novas, melhores, ou até tranformar itens de baixa qualidade em itens de alta qualidade.

Manufaturar um item é uma tarefa fácil, e pode ser muito recompensador! Você pode manufaturar seus itens no Anvil em Regenschein ou em Basilan.

Você notará, que ao manufaturar itens, você poderá ter sorte e conseguir fabricar o dobro dos materiais ou manufaturar um item Superior.




Sistema de Refinação

Refinar um item é o ato de aumentar os atributos dele. Para refinar um item, você deverá visitar o Alquimista com a arma ou armadura que deseja refinar e levar também uma Hira ou um Kaize da mesma classe dos itens. Hira F e Kaize F podem ser comprados nas lojas das cidades. Todos os tipos de Hira e Kaize podem ser encontrados nos monstros do mapa.

Se a refinação for um sucesso o item receberá automaticamente +1 ao seu nome e os atributos serão aumentados. Todos os itens podem ser refinados até +11. Porém após o +3, em caso de falha na refinação, há chance de quebrar o item, perder pontos de refinação (ex. ir de +4 para +2), ou nada ocorrer.
A única exceção a essa regra são os itens Superiores e itens de Honra.





Promoção
Detalhes Gerais

Para que a promoção seja destravada no personagem e a missão possa ser iniciada, existe uma série de requisitos a serem cumpridos:



- O personagem deve estar no nível 50





- A Pran deve estar equipada.






- O personagem não deve ter nenhuma missão do Enredo pendente.

OBS: Não é necessário que o personagem tenha 100% de Experiência para iniciar a missão.


Como alcançar
Procure o NPC Moa Karimov em Basilian (Praça Brendauer, X: 1672, Y: 2163) para realizar a sequência de missões para a aquisição da 1ª Promoção de Classe. Lembrando que a primeira missão permite destravar a evolução do personagem, mas será necessário concluir uma série de missões para adquirir a 1ª Promoção da Classe.

Ao ser promovido, o personagem ganhará um novo título conforme abaixo:

1ª Promoção de Classe








Guerreiro >> Gladiador








Templário >> Paladino








Atirador >> Dinamitador








Pistoleiro >> Desperado








Feiticeiro Negro >> Feiticeiro Caótico








Clérigo >> Santo

Como realizar a missão:


-Mensagem Urgente-Eliminando o Traidor
-Recomendação-Experiência Extrema
-Cristal Dimensional-A Devolução
-O Convite-Promoção: Gladiador, Paladino
-Pela Lakia-Promoção: Atirador, Pistoleiro
-Procurando o Cálice Sagrado-Promoção: Clérigo, Feiticeiro
                                                                 Montaria
O que é a Montaria?
As montarias no Aika são diferente das montarias de outros jogo, onde são apenas 'pet'. No Aika as montarias dão habilidades a mais aos jogadores, como equipar um poderoso equipamento.

Montarias permitem que o jogador se mova mais rápido, também aumenta os atributos, possuem skills, e muito mais. Com uma variedade de montarias, jogadores podem caçar mais facilmente e implementar suas estratégias de batalha.




1-Regulus (Montaria de Guerreiro)
4-Porima (Montaria de Pistoleira)
2-Areion (Montaria de Templária)
5-Lacerta (Montaria de Feiticeiro Negro)
3-Aldebaran (Montaria de Atirador)
6-Litsha (Montaria de Clériga)

Como Obter a montaria
Uma série de missões devem ser realizadas, e o Elter deverá ser ao menos level 40 para que possa utilizar uma montaria.

Skill de convocação (Montaria)

Para aprender a skill de convocação você deverá falar com o NPC Kim que fica em Basilan.
Há duas maneiras de aprender a Skill.

A primeira é pagando uma quantia de 2 Milhões de Gold ao Kim, dessa forma você aprenderá a skill no mesmo momento que pagar o valor ao NPC.

A segunda é realizando uma série de 10 Quests. Cada uma com um objetivo diferente.

Abaixo listamos todas as missões assim como seus objetivos:

1ª Quest: Velocidade
Objetivo: Derrote 30 Lilitus do Trovão no Campo de Lilitus. Então fale com Kim em Basilan.
2ª Quest: Teste de Resistência
Objetivo: Derrote Guardas Chepas do Clã Tahn, Magos Chepas do Clã Tahn , e Guerreiros Chepas do Clã_Tahn no caminho para Base de Negócios do Grupo Kalliopi para adquirir Água Sagrada da União. Então, fale com Kim em Basilan.
3ª Quest: [Elite] Crânio Demoníaco
Objetivo: Obtenha Crânio de Gressil e Crânio de Marquis no piso Inferior e Superior de Evgenia [Elite]. Então fale com Kim em Basilan.
4ª Quest: Resolver Maldição
Objetivo: Coloque os Crãnios de Gressil e Marquis no Túmulo que fica na Terra da Corrupção e derrote Orhane que irá surgir. Então fale com Kim em Basilan.
5ª Quest: Materiais Caros
Objetivo: Entregue 2 Vaizans de Nível Superior e 5 Kaizes Rank D para Kim em Basilan.
6ª Quest: [Difícil] Bruxaria
Objetivo: Derrote Macanga na 1ª Mina de L'enfer [Difícil] para obter Juba de Macanga. Então compre Gema Habilidosa de Sophia Vieri em Basilan. Quando tiver os dois itens, entregue-os a Kim.
7ª Quest: Benção
Objetivo: Obtenha 3 Facions Azuis da Benção em Amarkand. Então fale com Kim em Basilan.
8ª Quest: Monstros Artificiais
Objetivo: Clique no Totem da Passagem próximo a Fazenda Joshua e derrote os monstros que aparecerão para obter as Moedas do Sofrimento. Quando tiver as 6, vá falar com Kim em Basilan. Se não conseguir todas, abandone a missão e tente novamente.
9ª Quest: Repressão
Objetivo: Derrote 30 Soldados do Clã Leão Vermelho, Mosqueteiros do Clã Leão Vermelho e Mago Negro do Clã Leão Vermelho no Território Ocupado Clã Leão Vermelho. Então fale com Kim em Basilan.
10ª Quest: Pagamento
Objetivo: Dê 150,000 Gold a Kim em Basilan.

Completando alguma das 2 opções, você aprenderá a Skill Convocar Montaria, que poderá ser vista na janela de Skill (Tecla K), na Aba de Skills Básicas.

*IMPORTANTE: PARA QUE A QUEST SEJA EXIBIDA, A PRAN DEVERÁ ESTAR EQUIPADA. CASO CONTRÁRIO NÃO SERÁ POSSÍVEL INICIAR A QUEST.

Como Convocar a Montaria.

1ª A Montaria deverá estar equipada.







2ª Use a Skill Convocar Montaria.


PONTOS DE HONRA/CAOS
Pontos de Caos
O Sistema de Caos é um sistema que existe para punir jogadores que 'traem' sua pátria. Por exemplo, caso um jogador ative o modo PvP e ataque outro jogador da mesma nação ou um jogador sem cidadania, os pontos de caos reduzirão de 1 até 11 pontos.

Os pontos de Caos não serão reduzidos nos seguintes casos:

* Ao derrotar um inimigo de outra nação.

* Ao derrotar um jogador da mesma nação, com metade dos pontos de caos.

* Ao derrotar um jogador da mesma nação, acima do nível 3 de Caos.

* Ao derrotar um jogador da mesma nação, durante a Guerra de Castelos.

* Marechal e Arcões e membros de suas guildas derrotarem jogadores da mesma nação.

O Sistema de Caos é dividido em 4 níveis:

* Nível 1: 2 ~ 4 pontos

* Nível 2: 5 ~ 7 pontos

* Nível 3: 8 ~ 10 pontos

* Nível 4: 11 pontos

De acordo com o nível caótico, o jogador receberá as segunites punições:

Nível 1:

- Jogador não receberá os efeitos das relíquias adquiridas pela nação.

- Caso o jogador morra para um monstro, a porcentagem de redução de durabilidade dos equipamentos será dobrada.

- Redução de 20% na experiência adquirida pelos monstros.
Nível 2:

- Jogador não receberá os efeitos das relíquias adquiridas pela nação.

- Caso o jogador morra para um monstro, a porcentagem de redução de durabilidade dos equipamentos será dobrada.

- Redução de 20% na experiência adquirida pelos monstros.

- Custo para reparar itens será multiplicado em 2.
Nível 3:

- Jogador não receberá os efeitos das relíquias adquiridas pela nação.

- Caso o jogador morra para um monstro, a porcentagem de redução de durabilidade dos equipamentos será dobrada.

- Não receberá mais experiência dos monstros.

- Custo para reparar itens será multiplicado em 3.

- O personagem poderá ser atacado por outros jogadores da nação, e eles não perderão pontos de Caos.
Nível 4:
- Jogador não receberá os efeitos das relíquias adquiridas pela nação.

- Caso o jogador morra para um monstro, a porcentagem de redução de durabilidade dos equipamentos será dobrada.

- Não receberá mais experiência dos monstros.

- Custo para reparar itens será multiplicado em 5.

- O personagem poderá ser atacado por outros jogadores da nação, e eles não perderão pontos de Caos.

- Jogador não poderá utilizar nenhum NPC do jogo, a não ser para reparar itens.

Remover os Pontos de Caos

Os pontos de Caos serão reduzidos se o jogador jogar durante um certo período de tempo. Esse tempo é acumulativo, portanto não é necessário jogar durante o período completo.

Nível 1 (2 ~ 4): 1 ponto será reduzido a cada 30 minutos de jogo.

Nível 2 (5 ~ 7): 1 ponto será reduzido a cada 60 minutos de jogo.

Nível 3 (8 ~ 10): 1 ponto será reduzido a cada 180 minutos de jogo.

Nível 4 (11): 1 ponto será reduzido a cada 600 minutos de jogo.


Pontos de Honra
Os pontos de Honra são adquiridos ao derrotar um jogador de outra nação.
De acordo com a diferença de level entre os jogadores, se está em um grupo ou não, ou se auxiliou na morte do jogador, o valor de pontos de honra adquiridos variarão. Abaixo tabela com relação de pontos.
Diferença entre níveis
Jogador que derrotou o inimigo
Jogadores do Grupo
Jogador Assistente
Maior que -15
0
0
0
 -11 ~ -14
4
4
1
 -7 ~ -10
8
8
1
 -3 ~ -6
12
12
2
 +3 ~ -2
16
16
2
 +4 ~ +9
20
20
3
 +10 ~ +18
24
24
3
 +19 ~ +25
28
28
4
 +26 ~ +99
32
32
4



                                                                    Nações



As cinco nações

As nações de Aika não são apenas um nome para se escolher, elas representam a personalidade de seus moradores e também são aquilo que motivam as guerras entre os jogadores.

Pense bem antes de escolher sua nação e fala o melhor para levar para frente os ideais de seus companheiros.








Ellora

Os cidadãos de Ellora estão sempre preocupados com a justice e o jogo limpo. Eles querem preservar a ordem em sua nação, seus valores e o cavalheirismo. Suas batalhas são baseadas em esportividade e não por vingança ou mesquinharia como seus vizinhos de Tibérica. Ellorers são orgulhosos de sua estrutura nacional (guildas, etc). Eles fazem de tudo para se manterem honrados e zelam pela reputação individual de seus moradores. Eles são muito orgulhosos e acreditam na sua superioridade quando comparados com outras nações, mas não se recusam a pessoas de outras nações se elas precisarem. Se qualquer nação, grupo ou indivíduos tentar trapacear com um Ellorer, tenha certeza que haverá uma retribuição por isso, e muito violenta, por sinal.







Elsinore

O povo de Elsinore é um povo muito sociável. Eles gostam de atividades coperativas como realizar quests em grupo, pois eles acreditam que isso torna as coisas mais divertidas, interagindo com outras pessoas. Os laços sociais são de grande importancia para essa nação, já que esse povo preza muito por sua comunidade e amizades em geral, até mais importantes que coisas materiais. Eles se reúnem em guildas, grupos e com seus amigos, pois assim acreditam que a amizade fica mais forte a cada dia. Eles acham que as outras nações levam a Guerra muito a sério, mas gostam de fazer alianças, pois assim acreditam que criarão novos laços de amizade com as outras nações.








Odeon

O povo de Odeon é o menos inclinado para guerras, e tende mais a preferir exploração e aquisição. Eles são independents e normalmente não atacam outras nações primeiro, poise les não desejam deixar a propria nação exposta a um ataque. Mas quando se trata de defender suas relíquias e altares, eles lutam com força total. Algum podem consedirar que os Odeons são obstinados e ceticos quanto às outras nações, preferindo acreditar neles mesmo do que no que os outros dizem, isso mostra uma grande confiança em seu povo. Eles são muito interessados pelas coisas do mundo: o ambiente, as profissões existents e principalmente todos os tipos de itens que eles conseguem pegar ao caçar monstros. São bons em criar equipamentos e acham que dentre as 5 nações, eles são os que mais tem conhecimento sobre o mundo.









Basílica

Basílica é uma nação militarista. Suas guildas são fortes e respeitam a hierarquia e seus lideres não toleram abandonos. Não só os Basilicanos têm uma grande reputação pela sua feracidade nas guerras, mas também pelos seus comandantes que são ótimos em estratégia e ataque. Ser a nação com a maior força militar é o maior objetivo deles, e eles estão sempre lutando entre eles mesmos por poder, mas as guerras internas terminam quando eles precisam atacar outra nação, aí todos lutam juntos. Suas guildas comumente fazem aliança entre eles mesmos e, as vezes, se aliam com outros países, mas apenas quando o povo de Basilica vê alguma vantagem para eles mesmos. Basilica não é a nação ideal para aqueles que não seguem regras estritas e comandos militares. Essa nação é, acima de tudo, sobre eficiência de grupo de combate, e essa eficiência nunca será atingida com pensamentos livres ou questionamento de ordens. O povo de Basilica pode até confiar nas pessoas que eles fazem grupo, mas se mantém fechados para todo o resto.









Tiberica

Guiados por uma terrivel sede de sangue, a nação de Tiberica não é para os fracos de coração. Tibericanos têm um desejo pela matança, não importa se a luta for injusta ou imoral, e eles não hesitam em trair a si mesmos numa batalha. Eles não confiam em ninguém, mas as vezes andam em bandos para caçar ou procurer adversaries fracos, pois são presas faceis. Tirando esses eventuais grupos, os cidadões de Tiberica tem uma grande falta de organização de guildas, grupos, etc. A natureza quase bestial dessa nação significa que apenas os mais fortes sobrevivem dentro dessa sodiedade.Eles também são famosos por acreditar que são os melhores lutadores de todas as nações, claro, não existe dados comprovando isso, mas isso não os impedem de dizer isso para todo mundo. Eles não possuem um forte orgulho sobre sua nação, a não para falar mal das outras nações menos do que falam de si mesmos.




                                                                     Aggro



AGGRO – Nível de Ameaça



Aggro é um jargão utilizado em MMOs, origina-se das palavras em inglês “Aggravation” ou “Agression” e é usada desde 1960 como uma gíria britânica. Mas nos MMOs, como o Aika, denota o interesse de agressão de um Monstro/NPC com relação a um personagem jogador.

Todos os monstros têm o que é chamado de “aggro radius”, que é uma área na qual os monstros irão atacar os usuários. Quanto maior o nível do usuário em comparação com o monstro, menor será essa área. Os jogadores podem “atrair aggro” de um monstro ao aplicar um dano maior do que os outros usuários ou realizar uma cura de muitos pontos. Atrair o aggro do monstro irá resultar nesse monstro atacar o usuário. Tankers são aqueles que conseguem atrair o aggro de um monstro muito bem.

Entende-se por aggro a condição de um monstro em particular atacando um jogador em particular enquanto a ameaça é o valor numérico que cada monstro tem com relação a cada personagem em sua lista de ameaça.

Manter o aggro é feito por uma pessoa que usa suas habilidades para fazer o inimigo atacá-lo e ninguém mais. O controle o aggro é uma arte e um trabalho que deve ser feito por todos os membros de um grupo, para que o inimigo mantenha-se focado no Tanker.


Glossário


AGGRO – Isso significa que o monstro está com raiva e você o “ativou” para te atacar. Você tem o AGGRO desse monstro. Eles irão te alcançar e te atacar. Você pode ter o AGGRO de um monstro inativo apenas atacando-o ou apenas chegando perto, dependendo do monstro. Se você for um DPS você pode roubar o AGGRO de outro personagem com um ataque muito poderoso e Healers podem causar AGGRO com cura. Você percebe que roubou o AGGRO de alguém quando o monstro em questão se vira para você.







AGGRO RADIUS
- A área ao redor do monstro aonde eles irão "acordar" e te atacar. 








AGGRO RANGE
– Maior do que o radius. Ativa-se quando você tem o AGGRO de um monstro. É considerada a área de “visão” do monstro. 








AGGRO AREA
– Área ao redor do monstro onde ele irá te perseguir se você estiver com o AGGRO do mesmo. Se você correr longe o bastante do ponto de Spawn do mesmo, ele irá ‘resetar’ e retornar ao ponto de origem. 








ROUBAR AGGRO
- O monstro com AGGRO irá sempre mudar para a pessoa que oferecer maior dano ou para aquele que possuir habilidades de elevar o AGGRO. 


AGGRO DE CURA
– Se você curar alguém próximo de um monstro inativo, você pode atrair o AGGRO desse monstro. 


MANTER AGGRO
– Fazer com que o monstro foque somente em você – maior dano ou habilidades específicas para isso. 


Visão Geral

Monstros se dividem em duas categorias: Neutros e Hostis. Os monstros neutros são os que ficam mais próximos das cidades principais, mas em alguns outros lugares também. É a minoria. A distância máxima que você pode ficar até que um monstro hostil lhe ataque é chamada de aggro radius ou campo aggro (aggro range), que é afetado tanto pelo nível do monstro como do personagem. Alguns monstros têm um campo maior ou menor. 

Como funciona? 

- Alguns monstros ficam irritados se você chega perto.
- Alguns monstros ficam irritados se você luta com outro monstro próximo deles.
- Todos se irritam quando atacados. Cada ataque gera aggro e quanto maior o ataque, maior o aggro.
- Quase todas as habilidades causam aggro, algumas são específicas para aumentar ou diminuir o aggro.
- Monstros perdem o aggro com o tempo e possuem um campo de alcance.
- Se o monstro estiver sem aggro, ele irá correr de volta para o ponto de Spawn.
- Se não houver ninguém no grupo com habilidades de causar aggro, o monstro irá atacar aquele que causar o maior dando. 





Formação Indicada para Manter o Aggro Controlado.



Controle de Aggro no Grupo

Controlar o aggro não é apenas responsabilidade do Tanker. Cada personagem do grupo também tem essa responsabilidade e a maioria das classes possui alguma forma de controlar o nível de ameaça (aggro) com relação aos monstros. Por exemplo, as habilidades de ocultar, que diminui temporariamente o nível de ameaça e ajuda o Tanker a segurar o aggro por mais tempo.
Tankers podem usar a habilidade de incitar para puxar um monstro de volta ao seu controle. Em um grupo, raramente a habilidade de incitar deve ser usada, uma vez que após conseguir o aggro dos monstros, o Tankers deve mantê-lo até que os monstros sejam derrotados.
É possível até, nem mesmo utilizar a habilidade de incitar, se todos colaborarem e mantiver o nível de ameaça equilibrado e o Tanker puder controlar o aggro apenas com suas habilidades naturais. 


Lurando

Lurando (do inglês LURE – atrair; ou – isca). As condições a seguir farão com que o monstro ataque o personagem se ele já não estiver atacando alguém: 

1. Usar certa habilidade ou,
2. Mover-se para dentro do campo de aggro do monstro. 

- Tankers precisam tomar cuidados e ter um tempo antes de todos para elevar o nível de ameaça contra os monstros.
- DPS’s devem dar o tempo necessário para o Tanker erguer o nível de ameaça para com os monstros antes de atacar o alvo principal, caso seja uma batalha que vá durar muito tempo.
- Healers precisam ser atentos e cronometrar suas magias e habilidades, evitando atacar a todo custo, para que não elevem o aggro contra eles próprios. Overhealing (ultrapassar os pontos de cura) não é um problema, só é contado os pontos recuperados, então é interessante fazer as curas enquanto os membros do grupo ainda perderam poucos pontos de HP. Alguns Clérigos preferem utilizar personagens de nível inferior, ou com habilidades pouco pontuadas, justamente para que os números sejam menores e consigam manter o nível de ameaça controlado sem se preocupar. 


Durante o Combate

No geral, quanto mais dano um atacante oferece (ou quanto mais um Healer cura), mais ‘raiva’ ou ameaça ele gera contra o monstro (isso é o aggro). Algumas habilidades possuem essa propriedade imbuída, ou para aumentar o nível de ameaça ou para diminuir. Além de habilidades específicas para isso, criadas especialmente para esse tipo de ação dentro do jogo e que às vezes passam despercebidas.

Atacar tempo a tempo – ou curar da mesma forma – gera menos ameaça do que causar um ataque muito poderoso ou curar muito HP de uma única vez. Alguns DEBUFFS (nerfs, como é conhecido, ato de retirar o buff de um personagem ou um monstro – ou apenas oferecer um “buff negativo”) causam um nível de ameaça muito maior do que atacar o monstro propriamente dito, com isso é necessário tomar cuidado, para que não retire o aggro do Tanker. 


Dicas


- Lure somente um monstro por vez e não lure um monstro até que todos estejam prontos.
- Não ataque até que o Tanker tenha controle do aggro.
- Ataque o monstro que o Tanker estiver atacando, modere seus danos para que o aggro não seja roubado.
- Se um monstro for atrás do clérigo, foque o ataque nesse monstro. O clérigo pode te reviver, mas você não pode reviver o clérigo.
- É importante deixar alguém responsável pelo controle dos monstros que atacam de forma randômica, podendo, por exemplo, atacar o clérigo.
- Se estiver com um grupo completo, você irá ganhar um buff no calabouço, com isso, você pode gerar mais aggro do que se estivesse do lado de fora.
- Atiradores e Feiticeiros, especialmente – os ataques críticos poderão roubar o aggro até mesmo de um Tanker, então tenha cuidado e saiba a hora certa.


Padrão Indicado

Vamos fornecer um passo a passo iniciante para que você tenha noção de como iniciar o trabalho com aggro. A partir dessa base, poderá testar outras combinações e outros monstros. Lembre-se de que o exemplo é uma base simples e vários fatores já explicados anteriormente podem afetar no bom funcionamento do controle de aggro. 

1. O Tanker (Templária) ataca o monstro designado, 10 segundos de ataque e uma habilidade de elevação de aggro deve ser suficiente para o bom andamento.





2. O Healer (Clériga) inicia a cura do Tanker (Templária), pequenas doses para que a cura não sobreponha o aggro do Tanker. Enquanto isso, o ataque do Tanker (Templária) se mantém, aumentando ainda mais o aggro. 



3. Entram os DPS (Atirador, Guerreiro e Pistoleira). Lembrem-se, o importante não é causar um dano absurdo logo de cara, deixe isso para o final. DPS significa Dano por Segundo, faça com que o Dano por Segundo seja bom e que não supere o aggro do Tanker (Templária). 

4. Por último, o CM inicia os ataques, tomando cuidado com os danos críticos e se necessário, utiliza as habilidades de Controle de Multidão, desabilitando o Monstro (ver mais detalhes em Party Play). 






                                                                Party Play



Grupos


Você não precisa se aventurar sozinho no mundo de Aika. Na verdade, o jogo pode ser tornar muito mais divertido quando você tem um grupo ou uma Guilda - aqui falaremos sobre os grupos. Se você se aventura com outros usuários freqüentemente, eles podem se tornar valiosos amigos ou companheiros.

Criando um Grupo

No máximo seis membros podem formar um grupo. Existem três modos diferentes de convidar um amigo;

1) Clique com o botão direito no personagem e envie um convite.
2) Digite em ”+” mais o nome do personagem [+nome personagem] na janela de chat.
3) Clique com o botão direito no nome do personagem exibido na janela de chat.



Um usuário que já estiver em outro grupo não poderá ser convidado para o seu grupo. Se convidar um usuário nesse enquadramento, você receberá uma mensagem de que aquela pessoa já está em um grupo. 





Clique com o botão direito na Interface das Informações de Grupo para desfazer um grupo. Você também pode remover um membro ou delegar o posto de líder do grupo para outra pessoa.



1) Um membro pode retirar-se do grupo a qualquer hora. 




2) O líder do grupo pode desfazer o grupo.
3) O líder do grupo pode remover um membro.
4) O líder do grupo pode delegar sua posição a qualquer membro.

Quando você tem um grupo completo, com todos os 6 personagens diferentes, você ganha um buff único por isso!

Se Unindo a um Grupo

Se estiver se aventurando sozinho e for convidado para um grupo, você pode aceitar ou rejeitar o convite. Se já estiver em um grupo, como dissemos anteriormente, você não poderá unir-se a outro grupo, a menos que esteja formando uma legião.

Informações de Grupo

Clique no menu de “Info de Grupo” no janela do grupo para modificar suas configurações (Somente líder do grupo).




Experiência em Grupo

A experiência em grupo é definida pelo líder do grupo, para que todos recebam experiência, é necessário que estejam próximos do monstro quando ele for derrotado. É melhor ter um grupo com jogadores de nível similar, assim todos podem ganhar a experiência de acordo com o nível do monstro derrotado. Contudo, personagens com níveis muito altos ou muito baixos ainda receberão um mínimo de experiência.

Sobre os Papéis de Cada Um

Papéis Primários

Todos os jogadores devem saber do seu papel na configuração de um grupo. Os papéis primários são, Tanker, Healer, DPS (Dano por Segundo) e CM (Controle de Multidão). Sua classe e suas escolhas de skills irão determinar qual será o seu papel. Detalhamos abaixo sobre cada papel:

Tanker

Um Tanker é um personagem designado para receber muito dano dos inimigos e proteger o resto do grupo. Deve ser necessariamente um Templário.

Skills Importantes para o Party Play –



Propósito: Manter a atenção dos inimigos neles próprios e desfocar os inimigos do resto do grupo, enquanto agüenta os golpes dos inimigos. 





Gerando a Ameaça

Manter o monstro atento somente ao Tanker é a chave para esse tipo de personagem. Os membros do Grupo, como os magos e os clérigos, não são feitos para receber muito dano - ainda mais de monstros muito fortes. Geralmente os Tankers possuem uma habilidade de "provocar" (aumentando o AGGRO, leia mais sobre AGGRO em nosso guia de jogo) o monstro para que toda a atenção seja direcionada ao mesmo. Dessa forma, o Tanker leva todo o dano enquanto os Healers e os DPS's fazem o trabalho deles.

Lurando

Outro papel comum para o Tanker é o de puxar inimigos para o grupo, ou lurar os inimigos (do inglês LURE – atrair; ou – isca). Inicialmente, devido ao sistema do jogo, os monstros automaticamente vão atrás do Tanker. Eles podem possuir alguma habilidade que faz com que os monstros lhes persigam, auxiliando em seu papel principal que chamar a atenção dos monstros para ele mesmo.

Liderando

O Tanker geralmente é o responsável por liderar o grupo nos destinos designados e é freqüentemente o membro que aponta os inimigos para o DPS.

Primeiro a Entrar, Último a Sair

O Tanker deve ser a primeira pessoa a entrar em combate em quase todas as circunstâncias. Se o grupo for forçado a correr, o Tanker deve estar preparado para ganhar tempo, permitindo que os outros membros possam correr do combate em segurança.

Tankers Principais VS. Tankers Adicionais

Se, em um grupo, houver mais de um Tanker, um principal deve ser escolhido. Os secundários devem ser responsáveis apenas pelo auxílio ao principal, servindo de apoio ou Tankando inimigos adicionais.

Healer

O trabalho de Healer é manter o grupo vivo e bem, com uso preciso e eficiente de suas magias de cura. O Healer é um membro essencial em um grupo e deve ser necessariamente um Clérigo.

Habilidades importantes para o Party Play:


Propósito: Curar os membros do grupo e mantê-los vivos.


Dicas de Cura

- Sempre esteja atento aos pontos de vida dos membros do grupo. Você não quer estar em uma situação onde um membro do grupo morre, sendo que você poderia tê-lo salvo se estivesse prestando atenção.
- Use sempre os atalhos do teclado.
- Seja muito bem familiarizado com todas as suas habilidades de cura.
- Não queime sua mana muito rapidamente para que sempre tenha um depósito de mana para emergências.
- Priorize a cura do Tanker.
- Sempre tente aprender e aceitar as dicas dos outros para se tornar um Healer melhor.

Esteja Preparado

Sempre tenha todas as ferramentas necessárias a mão, especialmente poções de mana. Todo Healer irá se encontrar em uma situação de precisar de mana extra. Ter esse tipo de poção pronta poderá ser a diferença entre a vitória e a derrota. O grupo irá se mover tão rápido quanto o Healer for.

DPS ou Damage Dealers

O termo DPS significa Dano por Segundo (do inglês Damage per Second), é usado para se referir as classes nas quais o papel principal é infringir dano. Guerreiro, Atirador e Pistoleiro se encaixam exatamente no papel de DPS no Aika.

Propósito: Destruir de maneira rápida e eficiente os inimigos.

Habilidades importantes para o Party Play:



Habilidades importantes para o Party Play:
Habilidades importantes para o Party Play:



Dicas de DPS

- Se um monstro focar em você resista a tentação de fugir – a menos que consiga se esconder e manter-se na localidade. Você é importante para o grupo e deve permanecer junto com o mesmo.
- Preste atenção no monstro no qual o Tanker está focado – ele deverá ser o alvo do DPS.
- É necessário ficar atento para que você não chame a atenção do monstro para você. Vamos explicar mais sobre isso mais a frente, isso é o nível de ameaça ou aggro, como é conhecido em vários MMOs.
- Descubra quais habilidades utilizar de maneira eficiente para que possa rodar entre as mesmas e aplicar um dano por segundo satisfatório.

CM

O termo CM significa Controle de Multidão (do inglês CC, Crowd Control), é usado para se referir as classes nas quais o papel é atingir um dano massivo ao maior número de inimigos possíveis, isso é atribuído geralmente ao Feiticeiro, por conta de suas magias.

Habilidades importantes para o Party Play:





Como Controlar Multidões

Geralmente os CMs também podem obter o papel de DPSs, mas, quando estiverem agindo como CMs, precisam informar à todos do grupo sobre o uso de suas habilidades e informá-los sobre como agir diante do resultado do uso de suas habilidades. Controlar Multidões não se refere apenas a destruir inimigos, mas controlá-los para facilitar a manobra dos outros membros do grupo. Chamar a atenção de um determinado montante de inimigos enquanto o Tanker se recupera pode ser uma boa estratégia, desde que você consiga contornar a situação e devolver os monstros ao Tanker, mais tarde.

Chaves para um Bom Controle de Multidões

- Usar de maneira sábia suas habilidades para desabilitar os monstros ou pará-los temporariamente.
- Desabilitar o monstro correto, ou pelo menos o mais forte.
- Ter um grupo concentrado que não ataque o monstro que você acabou de desabilitar.
- Ter um Tanker no grupo, para que ele possa “provocar” o monstro assim que ele “acordar”.
- Comunicação com os membros.

Híbridos

Um híbrido é qualquer classe que é capaz de preencher, pelo menos parcialmente, mais do que um dos papéis principais. Contudo, a eficiência dos papéis preenchidos por um híbrido pode ser bem menor do que a de um não-híbrido. Geralmente são usados para preencher vagas, mas não são específicos e nem recomendados. Como por exemplo, um guerreiro pode se tornar um Tanker com o equipamento adequado, mas não será tão efetivo como um Templário.

Bom Senso em Grupo

O bom senso é muito importante em um MMO. Tenha consciência de que a sua reputação vai te perseguir por todo o tempo que jogar. Se você ofende seus companheiros de grupo, sua reputação será afetada por isso. Se for educado e leal, pode conseguir bons frutos no futuro. Fazer amigos é mais benéfico do que criar inimigos, além do mais, deixe que a nação inimiga seja o inimigo!

Algumas dicas:

Permaneça Até Finalizar o Trabalho

Não saia de um grupo repentinamente, após completar apenas a sua parte em uma quest. Fique com todos e ajude da mesma forma que foi ajudado. Se sair dessa forma, pode ser que em outras quests as pessoas não mais tenham interesse em compartilhar a mesma quest com você.

Drop

Se você receber um item que não pode usar, mas outro membro do grupo pode, ofereça ao mesmo, ou pelo menos, venda por um preço razoável.

Curando

Se você tiver cura e tiver um membro que precise, cure-o. Se não puder fazer isso, tenha certeza de dizer que lamenta, se você for o Healer do grupo. Você não pode prevenir que seus companheiros não morram sempre, mas pode fazer com que saibam que você fez o seu melhor.

Buffs

Se possuir habilidades de buff que não benéficas para seu grupo, faça uso das mesmas. Peça aos membros do grupo para que informem quando o efeito do buff já tiver passado. Se os membros souberem que você tem esse tipo de habilidade, mas não passa adianta, eles podem não respeitar a forma como joga com a classe que escolheu. Por outro lado, se fizer bem essa função, tenha certeza de que será muito bem reconhecido.

No caso de tudo dar errado

Se alguma coisa sair do planejado ou simplesmente não der certo, tenha consciência de que todos estão ali pelo mesmo objetivo, pela mesma causa. Então, por favor, previna-se para não ficar brigando ou gritando com todos os outros, não importando de quem seja a culpa. Tenha paciência, reveja os passos passados e tente novamente.

                                                Marechal

O Poder do Marechal
O Marechal dita as regras da Nação e a comanda durante a guerra pelo chat. Marechais podem delegar poderes para Arkon em sua ausência. Comandos de Marechal e Configuração de Chat Autoridade de comandos pode ser configurada clicando no botão da janela de autoridade de comandos em Informação da Naçao > Negócios inernos.

- O Arconte que recebeu a autoridade, estará apto a usar os comandos de Marechal.
- Marechal e o Arconte designado podem usar os comandos simultaneamente
- Chat de comando e Chat de comando de aliança executam duas funções diferentes e de acordo com a autoridade dada pelo Marechal o Arconte pode não poder usar o Chat de comandos de aliança
Marechais e Arcontes podem se comunicar pelo chat mesmo que pertençam a Nações diferentes e isso pode ser usado para agendar encontros ou fazer tratados diplomáticos








Governando Devir
Marechais podem evoluir as Pedras Guardiãs e os Guardas Devir para aumentar as defesas das Relíquias.

1) Marechais podem verificar o status de Devir em Informação de Nação > Devir
2) Apenas Marechais estão aptos a evoluir
3) Despesas e evoluções serão debitadas do tesouro da Nação
4) Pedras Guardiãs e os Guardas Devir podem ser evoluídos até o nível 4

                                                        Altar de Aika








Altar de Aika é onde ficam armazenados importantes tesouros nacionais, doações feitas para a evolução das Relíquias e desenvolvimento da Nação.

O Altar fica localizado em Verband, em frente à Regenshein.

- Guardas do Altar
Poderosos guardas protegem o Altar, não só por ser um local onde importantes itens são armazenados e sim, pois se trata de um local sagrado.

- Pedras Guardiãs [Flodi, Erto, Ares]
Três pedras protegem o Altar, conhecidas como as Pedras Guardiãs (ou Protetoras), elas garantem a segurança do Altar para a nação. Se estas três pedras forem destruídas, uma nova Pedra Guardiã aparecerá no centro do Altar como último recurso de proteção.

- Grande Pedra Guardiã
Ao derrotar todas as Pedras Guardiãs de Verband, a Grande Pedra Guardiã aparecerá próximo do Altar de Aika juntamente com diversos guardas. Uma vez que todas as defesas forem derrotadas, será possível saquear os tesouros do Altar.

- Papel do Altar de Aika
O Altar de Aika mantém em torno de 10% da taxa coletada com doações e itens raros.

- Disponibilidade
Qualquer cidadão pode visitar e abrir o Altar de Aika em sua nação, mas não é possível retirar ou depositar itens.

- Capturando o Altar de Aika
Cidadãos de nações adversárias podem invadir e roubar o Altar de outras nações.

Método
Para saquear o Altar de Aika, os invasores devem antes localizar e destruir todas as Pedras Guardiãs de Verband, incluindo a Grande Pedra Guardiã. As Pedras Guardiãs se regeneram uma hora após ser destruída, logo, a Grande Pedra Guardiã deve ser destruída nesse tempo.








Mas lembre-se, mesmo que destrua todas as Pedras Guardiãs, os guardas continuarão se regenerando para evitar que os atacantes abram o baú do Altar de Aika (a abertura do baú demora 10 segundos, sendo cancelada a cada ataque recebido).

Uma vez que todas as pedras forem destruídas, qualquer um poderá saquear o Altar, até mesmo personagens que não estejam participando do time de invasão.

Restrições
O Altar de Aika pode ser invadido diariamente apenas entre os seguintes horários: 21:00 ~ 23:00.

Recompensas

Nações
Coleta todo ouro e itens mantidos no Altar. Entretanto, algo disto poderá se perder.

Individual
O último personagem a obter sucesso no saque do Altar receberá 20% do ouro coletado e 5% do montante total da XP para subir de nível

Grupo
O último membro do grupo a obter sucesso no saque do Altar receberá 20% do ouro coletado e 5% do montante total da XP para subir de nível. O que for coletado será dividido entre os membros do grupo.

Penalidade por falha na defesa
A ira de Aika cairá sobre a nação que perder seu Altar, causando a seguinte penalidade durante 1 hora:

  • - Aumento de 50% no ataque dos monstros.
  • - Redução de 30% na aquisição de itens (“drop”) dos monstros.
Período de Estabilização
Após o Altar ser saqueado, ele ficará em estabilização por 2 horas e não poderá sofrer novos ataques nesse tempo. Após o término deste período, 10% do tesouro serão armazenados.

Guerra de Castelos







O objetivo final na Guerra de Castelos é conquistar o mais alto e prestigiado cargo da nação, o Marechal.

A guerra de castelos é um PvP (Player x Player), onde Guildas e Guildas aliadas competem em uma Batalha sangrenta pela Fortaleza de Lakia - A Sede do Poder Nacional. Toda semana, todas as 5 nações serão sedes de uma possível revolução militar, onde o Marechal e suas tropas devem defender a Fortaleza contra a investida de guildas e alianças. Como a Fortaleza é extremamente forte e os Elters defensores recebem um grande bonus de dano e atributos, não é uma tarefa fácil conquistar a vitória, com o curto período de ataque.

A guilda que almeja o domínio, deve fazer uma aliança com outras 3 Guildas e montar uma estratégia de ataque. Porém, já que apenas uma de quatro guildas (desconsiderando alianças) dominará a nação, ela deverá derrotar também os rivais. A recompensa de ser o dominante do Castelo não são facilmente conquistadas, mas guildas ambiciosas lideradas por grandes líderes não perderão a oportunidade de conquistar esse poder. O Marechal de cada nação controla os impostos, upgrade de reliquias, alianças entre nações, localização de recursos, e muito mais. Os Elters que estão na Guilda do Marechal recebem privilégios dignos de seu título especial - Cavaleiros do Marechal - que inclui a não penalização por matar um Elter de sua própria nação.
Toda semana, as Guildas devem se inscrever para a Guerra de Castelos no Administrador de Guerra Roberto Delfino em um período pré-definido. Requisitos para se inscrever na guerra:
  • - Somente líder da Guilda ou Legião pode realizar o registro.
  • - Guilda deverá ser level 2 ou mais.
  • - Pagar uma taxa de inscrição de 1,000,000 Gold (Gold deverá estar no depósito da Guilda).
  • - Permitida apenas 1 inscrição.



Período de Inscrição: Segunda-Feira a partir das 00:01 (Horário de Brasília) até Quarta-Feira as 23:59 (Horário de Brasília).

Cada guerra podem participar até 16 Guildas (incluindo suas alianças). A Guilda dominante automaticamente está registrada na guerra. A lista final de participantes é anunciada no dia antecedente a guerra. As Guildas atacantes são colocadas aleatoriamente em uma das quatro localizações do Castelo enquanto a Guilda do Marechal inicia em um ponto específico.

Para conquistar a vitória, primeiro a Guilda deverá derrubar os portões do Castelo para conseguir entrar, destruir três de cinco orbs protetoras para quebrar a barreira sobre a bandeira do Marechal, então manter as outras Guildas acatantes, assim como a Guilda Defensora ocupadas, para que o Chefe da Guilda pegue a Bandeira do Marechal presa na plataforma. Isso deve ser realizado dentro de 1 hora, que é o tempo total de Guerra.

Quando um Chefe de Guilda pegar a Bandeira, a Guerra é finalizada e a Guilda e suas alianças ganham o controle total do castelo pela semana. Se a vitória é conquistada por uma Guilda aliada, o líder da aliança fica como Marechal do Castelo pela semana e as outras alianças se tornam 'Archons'. Os Archons são guildas que auxiliam o Marechal a administrar a nação, e eles recebem um bônus em seus atributos também. Se nenhuma Guilda atacante conseguir cumprir a meta, a Guilda Defensora continuará com o seu domínio.

Especificações da Guerra de Castelo
  • 1- Cadastro das Guildas: Segunda-feira a partir de 00:01.
  • 2- Encerramento do cadastro de Guilda: Quarta-Feira as 23:59.
  • 3- Divulgação dos participantes: Quinta-feira as 16:00.
  • 4- Guerra: Sábado as 20:00.
  • 5- Duração: 1 hora.


Guerra de Nações


A Guerra de Nações inicia-se quando cada Nação possuir as Relíquias Sagradas. É dito que Aika usou essas Relíquias antes de serem seladas, elas emitem um grande poder e auras sagradas.

Procedimento:
Para iniciar as Guerras de Nações, é necessário viajar até outra Nação, capture a Relíquia e a coloque relicário de sua Nação. Cada Nação mantém sua Relíquia em Devir.
Ponto de Partida - Tiamat
Está localizado no centro da estrada bifurcada de Halperin, é um portal para as outras Nações.
Devir
AS Relíquias são mantidas em quatro locais: Amarkand, Deserto de Sigmund, Sítio Arqueológico Cahill e Floresta Mirza.







Pedras guardiãs cercam o Relicário. Para se aproximar da Relíquia é necessário destruir todas as Pedras Guardiãs. O Relicário não poderá ser aberto se as Pedras Guardiãs estiverem intactas.





Personagens carregando a Relíquia
Um personagem não pode carregar mais que uma Relíquia e fica limitado de usar certas habilidades e itens. Se o personagem tentar usar algum item ou habilidade limitada ou até mesmo morrer, a Relíquia cairá no chão.(Habilidades/Itens limitados: Habilidades de camuflagem tanto quanto Pergaminhos de Teleporte)








Estabilização
Uma que colocada no Relicário, a estabilização será iniciada. Nesse período, a Relíquia recém posta estará protegida e não poderá ser retirada em determinado período. O período de estabilização da Relíquia dura entre 2 a 6 horas.
Tempo de Retorno
A partir do momento que a Relíquia for retirada, o relógio começará a marcar. Caso a Relíquia não seja posta no tempo limite, ela retornará ao local de onde foi retirada. Isso significa que o Retorno da Relíquia deve ser feito dentro de 60 minutos, caso contrario a Relíquia retornará ao local de onde ela retirada.
Benefícios
A Relíquia beneficia todos os cidadãos da Nação que a detém. Você pode checar os detalhes clicando na marca de Devir no Mapa do Mundo.
Espada Mágica de Nicaea
Aumenta o ataque físico em 10%
Escudo Sagrado de Sympagis
Aumenta a defesa contra cidadãos inimigos em 10%
Lágrima Sagrada de Rosetta
Aumeta em 10% a experiência
Lança Sagrada de Yahad
Aumenta o poder das habilidades em 10%
Espelho Sagrado de Enopion
Aumenta o HP máximo em 10%
Machado Sagrado de StellaAumenta o ataque contra cidadãos inimigos em 10%
Capacete Sagrado e Brigid
Aumenta a defesa mágica em 10%
Traje Sagrado de Kairos
Aumenta a Mana máxima em 10%
Arco Sagrado de Vega
Aumenta em 10% a experiência
Perfume Sagrado de Calista
Aumenta em 10% a experiência
Escultura Sagrada de Parafora
Diminui o tempo de resfriamento em 10%
Traje Sagrado de Harama
Aumenta a Mana máxima em 10%
Flecha Sagrada de RiveraAumenta a taxa de drop em 3%
Armadura Sagrada de AgniAumenta a defesa física em 10%
Espelho Sagrado de Kyrios
Aumenta o HP máximo em 10%
Fogo Sagrado de SimicheAumenta a experiência em 10%
Escritura Sagrade de Pneuma
Aumenta a experiência em 10%
Flecha Sagrade de Morpheus
Aumenta a taxa de drop em 3%
Espada Sagrada de PetraAumenta o ataque físico em 10%
Cajado Sagrado de Hakana
Aumenta a defesa mágica em 10%
Flecha Sagrade de Morpheus
Aumenta a taxa de drop em 3%
Elmo Sagrado de LunaAumenta a defesa mágica em 10%
Cajado Sagrado de Alethia
Aumenta a defesa mágica em 10%
Água Sagrada de BrysiAumenta a duração das habilidades em 10%
Legado de Aika – Informação ou Relíquias não descobertas.
É dito que existem Relíquias não descobertas e podem ser achadas nos Calabouços Instântaneos. Relíquas achadas nesses Calabouços são instáeis e estão seladas e não podem ser colocadas em Devir assim que achadas. Para quebrar o selo, e necessário terminar as missões relacionadas e leva-la até Moa Antar em Regenshein. Caso encontre uma Relíquia não descoberta e colocar no Relicário de sua nação após quebrar o selo, um período de estabilização de 3 dias será dado.




Templo de Úrsula




Nível indicado para a Dungeon



Nível 12



Normal



Nível 16



Difícil



Nível 30



Elite



Nível 50 +



Infernal


- Todos recebem ‘buff’ quando tem um membro de cada classe em seu grupo.

- Membros não poderão entrar na Dungeon (mesmo grupo) após morrerem, Retornar à Dungeon devem ser usados para ajudar a terminar níveis mais difíceis.

- Jogadores podem adquirir Kaize e Hira para melhorar seus equipamentos para as próximas jornadas na terrível Dungeon.

- Reparadores portáteis para Armas e Armaduras são uteis para longas jornadas nas Dungeons.

- Todas as batalhas se tratam de ‘tankar’ e espancar, portanto atraia a atenção de Balavan com o Templário e com o Clérigo, mantenha o Templário vivo e enquanto isso o grupo elimina Balavan.

- Kramere/Karamere está ainda mais formidável que na última vez que seu grupo o encarou! Tenha certeza que o Clérigo está atento ao Paladino ou poderá ser tarde demais.

- Balavan é o monstro mais forte das redondezas, e o grupo terá uma longa batalha para derrotá-lo, entretanto, com um grupo com uma composição bem feita e itens poderosos, ele não será páreo para você!






Guia Visual da Dungeon






- Câmara 1- Corredor do Terror
- Câmara 2- 2º Andar - Câmara 1
- Câmara 3- 2º Andar - Câmara 2
- Corredor do Terror- Honra
- Câmara 4






BOA SORTE NA BATALHA COM O TERRÍVEL BALAVAN!


Calabouço Evgênia


Barco Despedaçado Evgênia - Entrada Inferior de Evgênia

Nível indicado para a Dungeon



Nível 24



Normal



Nível 30



Difícil



Nível 40



Elite



Nível 50 +



Infernal


- Todos recebem ‘buff’ quando tem um membro de cada classe em seu grupo (Templário, Guerreiro, Atirador, Pistoleiro, Clérigo, Feiticeiro Negro). 

- O acesso ao Calabouço é ilimitado para os níveis Normal, Difícil e Elite. No nível Infernal é permitida a entrada apenas uma vez a cada 24 horas por personagem. 

- Jogadores podem adquirir: 

- Normal: Armas e Armaduras referentes ao nível 16 para cada classe e Vaizan para encantar suas armas com habilidades especiais. 
- Difícil: Armas e Armaduras referentes ao nível 24 para cada classe e Vaizan para encantar suas armas com habilidades especiais. 
- Elite: Armas e Armaduras Normal ou Superior referentes ao nível 32 para cada classe e Vaizan para encantar suas armas com habilidades especiais. 
- Infernal: Receitas de Armas e Armaduras referentes ao nível 50 para cada classe. 

- Reparadores portáteis para Armas e Armaduras e poções de Vida e Mana são uteis para longas jornadas nas Dungeons. 

- Trabalho em equipe é essencial para concluir o calabouço com sucesso e o mínimo de morte possível, portanto atraia a atenção de Marquis com o Templário e com o Clérigo, mantenha o Templário vivo e enquanto isso o grupo elimina Marquis com seus ataques e habilidades de maiores dano. 

- Marquis é o monstro mais forte das redondezas, e o grupo terá uma longa batalha para derrotá-lo, entretanto, com um grupo com uma composição bem feita e itens poderosos, ele não será páreo para você! 


Guia Visual da Dungeon



Entrada



Ao entrar no Piso Inferior de Evgênia com o seu grupo, não se desespere, você terá tempo suficiente para receber todas as habilidades de buff e aura do Clérigo e Guerreiro. Porém esteja alerta para os primeiros monstros que vão aparecer para atrapalhar o seu percurso pelo calabouço.

Área 1



Preste atenção na disposição dos mobs e faça uma estratégia em seu grupo para que não desperte a atenção dos monstros, sendo assim, poderá derrotar cada grupo de uma vez. O clérigo deve estar sempre atento ao Tanker do grupo, para mantê-lo vivo, utilize todas as magias de área e balas nos mobs para derrotá-los. Continue adiante para chegar ao corredor que dará acesso a Área Central.

Area Central



Antes de o grupo chegar a Área Central terá de passar por dois mobs de monstros ao final do corredor, dando acesso as quatro salas, onde estarão outros monstros que sejam destruídos para a realização de missões que são adquiridas ao longo do jogo para serem concluídas dentro do calabouço.

Salas



Todas as salas possuem o mesmo desenho, mudando apenas a porta de entrada, mas não pense que estará a salvo dos monstros mais uma vez. Mantenha sempre o grupo unido e organizado para que esta aventura seja ainda mais divertida. Não se esqueça de acabar com todos os monstros dentro da sala para concluir corretamente as missões.

Area Central



Estamos quase no final. O acesso para a Área 3 é feita por um corredor onde há alguns monstros espalhados. Manter a formação do grupo é fundamental neste ponto para que nada saia errado, ao terminar o corredor, terá acesso a sala que antecede o Marquis.
Barco Despedaçado Evgênia - Entrada Superior de Evgênia




Nível indicado para a Dungeon



Nível 30



Normal



Nível 40



Difícil



Nível 50



Elite



Nível 55 +



Infernal


- Todos recebem ‘buff’ quando tem um membro de cada classe em seu grupo (Templário, Guerreiro, Atirador, Pistoleiro, Clérigo, Feiticeiro Negro).

- O acesso ao Calabouço é ilimitado para os níveis Normal, Difícil e Elite. No nível Infernal é permitida a entrada apenas uma vez a cada 24 horas por personagem.

- Jogadores podem adquirir:
- Normal: Armas e Armaduras de nível 32 para cada classe.
- Difícil: Armas e Armaduras de nível 32 e 40 para cada classe.
- Elite: Armas e Armaduras Normal ou Superior de nível 40 e Receitas das mesmas Armas e Armaduras para cada classe.
- Infernal: Armas e Armaduras referentes ao nível 55 e Receitas das mesmas Armas e Armaduras para cada classe.

Reparadores portáteis para Armas e Armaduras e poções de Vida e Mana são uteis para longas jornadas nas Dungeons.

-Trabalho em equipe é essencial para concluir o calabouço com sucesso e o mínimo de morte possível, portanto atraia a atenção de Gressil com o Templário e com o Clérigo, mantenha o Templário vivo e enquanto isso o grupo elimina Gressil com seus ataques e habilidades de maiores dano.

Gressil é o monstro mais forte das redondezas, e o grupo terá uma longa batalha para derrotá-lo, entretanto, com um grupo com uma composição bem feita e itens poderosos, ele não será páreo para você!
Guia Visual da Dungeon








Entrada



Ao entrar no Piso Superior de Evgênia com o seu grupo, não se desespere, você terá tempo suficiente para receber todas as habilidades de buff e aura do Clérigo e Guerreiro. Porém esteja alerta para os primeiros monstros que irão aparecer para atrapalhar o seu percurso pelo calabouço.

Area 1



A primeira área do calabouço pode ser concluída facilmente. Sem muito esforço poderá passar pelos primeiros mobs espalhados, mas não os subestime. Qualquer deslize pode provocar a morte dos membros do seu grupo. Siga em frente para acessar os corredores.

Corredores



Todas as áreas do calabouço são guardadas por monstros que dificultarão a passagem do seu grupo. Mantenha os olhos em alerta para que não perca seu objetivo de finalizar o calabouço derrotando Gressil para obter os itens mais poderosos.

Área 2



O acesso para as salas deve ser feito com cautela para que não haja perda de membros do grupo. Grupos de monstros estarão aguardando o confronto com suas espadas para que possam derrotar e destruir a jornada dos aventureiros pelo calabouço. Atenção para não chamar a atenção de todos de uma só vez.

Salas



Todas as salas possuem o mesmo desenho, mudando apenas a porta de entrada, mas não pense que estará a salvo dos monstros mais uma vez. Mantenha sempre o grupo unido e organizado para que esta aventura seja ainda mais divertida. Não se esqueça de acabar com todos os monstros dentro da sala para concluir corretamente as missões.

Corredores



Todas as áreas do calabouço são guardadas por monstros que dificultarão a passagem do seu grupo. Mantenha os olhos em alerta para que não perca seu objetivo de finalizar o calabouço derrotando Gressil para obter os itens mais poderosos.

Área 3



Mais uma área cheia de monstros para serem derrotados. Aqui a batalha não será nada fácil, cada vez que ultrapassa uma região do calabouço a dificuldade aumenta para que consiga chegar até o final.

Curva



Passando por esta região, a primeira fase do calabouço estará completa. Prepare-se para a segunda fase. Após terminar de matar os monstros, tome um tempo para descansar e recarregar as energias, lembre-se de manter os buffs do grupo sempre ativos.

Área 4



Mais uma área cheia de monstros para serem derrotados. Aqui a batalha não será nada fácil, cada vez que ultrapassa uma região do calabouço a dificuldade aumenta para que consiga chegar até o final.

Corredores



Todas as áreas do calabouço são guardadas por monstros que dificultarão a passagem do seu grupo. Mantenha os olhos em alerta para que não perca seu objetivo de finalizar o calabouço derrotando Gressil para obter os itens mais poderosos.

Área 5



Mais uma área cheia de monstros para serem derrotados. Aqui a batalha não será nada fácil, cada vez que ultrapassa uma região do calabouço a dificuldade aumenta para que consiga chegar até o final.

Corredores



Todas as áreas do calabouço são guardadas por monstros que dificultarão a passagem do seu grupo. Mantenha os olhos em alerta para que não perca seu objetivo de finalizar o calabouço derrotando Gressil para obter os itens mais poderosos.

Área 6



Finalmente chegou a última região do calabouço. Derrotando os monstros que bloqueio a passagem, poderá enfrentar Gressil, o BOSS do calabouço.

BOA SORTE NA BATALHA COM OS TERRÍVEIS FEITICEIROS QUE ASSOMBRAM OS BARCOS;


MARQUIS e GRESSIL!
 
Jardim Suspenso
Jardim Suspenso de Mirza

O Jardim Suspenso é um calabouço para personagens de nível 51+. Ao contrário dos demais calabouços que possuem corredores estreitos em locais fechados, o Jardim Suspenso é um campo aberto onde o céu pode ser visto.

Cenários bonitos e estruturas misteriosas do Jardim Suspenso lhe darão uma experiência diferente dos outros Calabouços Instantâneos...

Nível indicado para a Dungeon

Nível 51+

Normal

Nível 51+

Difícil

Nível 51+

Elite


COMO ACESSAR O CALABOUÇO
O calabouço pode ser acessado através do Altar da Ascensão, mas é necessário utilizar a chave de entrada (Ceras) que é vendida nos NPCs Darden e Yvonne Trinca.

- Todos recebem ‘buff’ quando tem um membro de cada classe em seu grupo (Templário, Guerreiro, Atirador, Pistoleiro, Clérigo, Feiticeiro Negro).

- O acesso ao Calabouço é ilimitado, porém há um tempo de permanência máxima para cada nível da Dungeon.
  • 3 horas (Normal)
  • 3 horas e 30 minutos (Difícil)
  • 4 horas (Elite)


- Para entrar no calabouco é necessário possuir os seguintes itens:
  • Ceras Classe Baixa (Normal)
  • Ceras Classe Média (Difícil)
  • Ceras Classe Alta (Elite)


(Estes itens podem ser comprados através do NPC Darden, encontrado ao lado do calabouço)


- Ao final do guia é possível ver uma lista contendo os drops que podem ser obtidos derrotando os mobs contidos no calabouço.

Chegando ao Calabouço - Jardim Suspenso de Mirza


Vá até o Altar da Ascensão encontrado na Floresta de Ungor, chegando lá (com seu personagem level 51 ou superior) compre os itens necessários para acessar o calabouço no NPC ao lado do portal (Darden), monte seu grupo e prepare-se para a luta.


Guia Visual da Dungeon


Schmatic


Entrada


Logo na entrada do calabouço é possível observar dois caminhos, porém um destes encontra-se bloquado por uma barreira onde somente jogadores que possuem a chave para abrí-la poderão passar (durante a dungeon haverão algumas destas passagens que só podem ser abertas caso o personagem possua estas chaves. E las podem ser dropadas dos mobs ao longo de todo o calabouço, verifique a lista no final do guia para saber corretamente onde dropá-las). Caso você não possua a chave, siga pelo único caminho disponível.






Nenhum comentário:

Postar um comentário